Uma reflexão sobre a alimentação mundial e a fome no planeta

Todos os anos, no dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Essa data foi criada em 1981, como forma de incentivar uma reflexão sobre a alimentação mundial e sobre a fome no planeta. A data serve também para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.

A cada ano um tema central é escolhido e diversas atividades acadêmicas e artísticas relacionadas são realizadas pelo mundo. Os temas dos últimos anos reforçam diversos conceitos primordiais sobre a relação da alimentação com a saúde humana e do planeta, incluindo o desenvolvimento da agricultura e a valorização do pequeno agricultor. Dentre essas temáticas se destacam a “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural (2015), “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também” (2016) e “Mude o futuro da migração: Invista em segurança alimentar e desenvolvimento rural” (2017).

O tema desse ano é sobre como o mundo pode alcançar a meta de erradicar a fome até 2030. Em comemoração, a FAO convida crianças e adolescentes a participarem dessa missão rumo à Fome Zero se inscrevendo em um concurso que estimula os participantes a pensar como o mundo pode alcançar a meta de erradicar a fome até 2030. O intuito desse concurso é mostrar que cada um de nós (crianças, jovens, adultos, governantes e agricultores) pode contribuir para a diminuição e erradicação da fome no mundo.

Saiba mais nesse vídeo divulgado pela FAO, que promove pontos importantes para o combate à fome e faz o convite para o Concurso para alcançar a Fome Zero.

Você também pode gostar de: