Gymnema sylvestre pode ser considerado um agente de emagrecimento?

Quando o assunto é emagrecimento, a atenção da população aumenta. Se ao tema unirmos uma planta que promete emagrecer, o assunto é sucesso garantido. Mas a grande verdade é que emagrecimento é um processo muito mais complexo do que simplesmente aumentar atividade física ou se aventurar em dietas milagrosas. E quando em uso de plantas medicinais, o cuidado deve ser redobrado.

Plantas consideradas como medicinais são aquelas que possuem um perfil fitoquímico específico que exerce ações orgânicas, como antioxidantes, anti-inflamatórios, bloqueadores enzimáticos ou ainda mudando o curso da expressão gênica de algumas proteínas e sinalizadores. Quando usadas no tratamento da obesidade, as plantas medicinais muitas vezes exercem todas essas ações e ainda podem modificar a ação de neurotransmissores, influenciando o comportamento alimentar.

A Gymnema sylvestre é uma planta medicinal, de uso tradicional na Medicina Indiana (Ayuverdica), que tem sido considerada há muitos anos uma opção alternativa ao tratamento do diabetes. Mas será que ela pode ajudar no emagrecimento?  Nesse podcast a doutora Natália Marques explica essa e outras funções!

 

Você também pode gostar de: