Benefícios das frutas vermelhas na prática de atividade física

As frutas vermelhas, como a amora, framboesa, morango, cereja, mirtilo, açaí, goji berry, cranberry e groselha, são também chamadas de berries, pequenas frutas de coloração vermelha ou arroxeada mundialmente reconhecidas por seu alto valor nutricional atribuído à elevada concentração de vitaminas e compostos bioativos essenciais para a manutenção de uma boa saúde.

Dentre estes nutrientes podemos destacar a vitamina C, as antocianinas (responsáveis pela coloração destas frutas), os flavonoides e elagitaninos, que vão exercer importante ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo.

Apesar do aumento na produção de radicais livres fazer parte do processo de adaptação do exercício, é fundamental que haja o adequado aporte de nutrientes antioxidantes que vão auxiliar na modulação deste processo, proporcionando um equilíbrio orgânico essencial para prevenir a redução do desempenho físico, os danos às células e tecidos e o enfraquecimento do sistema imunológico (que pode levar ao aumento da inflamação e dos riscos de infecção, especialmente em atletas de endurance).

Assim, o consumo de frutas vermelhas, dentro de uma dieta saudável, equilibrada e individualizada, poderá ser um bom aliado na manutenção do desempenho em atividades físicas.

Alguns estudos científicos corroboram estas afirmações, como o de McAnulty e colaboradores, o qual encontrou que o consumo de mirtilo por indivíduos bem treinados reduziu o estresse oxidativo e melhorou o suporte ao sistema imunológico após o consumo agudo de 350g uma hora antes de corrida. Howatson e colaboradores encontraram que o consumo de suco de cereja por corredores recreativos de maratona auxiliou na recuperação pós-exercício extenuante, aumentou a capacidade antioxidante e reduziu a inflamação, o que, segundo os autores, contribuiu para a recuperação da função muscular. Outro estudo mostrou que a ingestão de extrato de groselha foi relacionada à redução no estresse oxidativo causado pelo exercício, podendo otimizar a capacidade anti-inflamatória  sendo importante considerar, de acordo com o estudo, a quantidade e o momento da administração. Por fim, um estudo que analisou o efeito do consumo de açaí em praticantes de atividade física de alta intensidade mostrou que pode ser uma boa alternativa na melhora da exaustão e do estresse oxidativo dos atletas.

O consumo de antioxidantes é fundamental para nosso organismo. Todavia deve-se ter cautela quanto ao consumo inadequado dos mesmos para que não prejudique as adaptações fisiológicas do exercício, o que reforça a importância de um plano alimentar personalizado, que considere as características individuais, hábitos alimentares e o nível de treinamento do paciente, assim como a intensidade, tempo e a modalidade esportiva.

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