Efeitos da spirulina na fadiga mental e performance

A fadiga mental e física tem sido um sintoma muito relatado, sendo relacionado com uma série de co-morbidades que reduzem a expectativa e qualidade de vida da população1.

A alimentação saudável exerce papel fundamental na redução deste sintoma, uma vez que o adequado aporte de nutrientes é imprescindível para a modulação de hormônios e neurotransmissores que estão desequilibrados em episódios de fadiga crônica – como o cortisol2,3.

Este fato justifica o aumento na busca por estratégias nutricionais eficientes. Por este motivo, um estudo clínico, randomizado e controlado por placebo, avaliou a efetividade do uso de spirulina – uma espécie de alga muito estudada pela sua composição nutricional – na redução da fadiga mental. Para esta avaliação, os indivíduos do estudo consumiram spirulina por 8 semanas, associada a prática de atividade física. Como resultado, os autores verificaram que a intervenção foi capaz de melhorar a performance cognitiva – avaliada por um teste de matemática – bem como a performance física4.

Com isso, a suplementação de spirulina pode ser mais uma conduta interessante para a redução deste sintoma. Para complementar esta estratégia, outros estudos apontam os benefícios das antocianinas, beta glucana, beta-sitosterol, magnésio, vitaminas C, D e complexo B5. Portanto, a alimentação saudável em todos os aspectos, será primordial para a adequação ação fisiológica de fatores que combatem o estresse.

 Referencias Bibliográficas:

  1. ESLER, M. Mental stress and human cardiovascular disease. Neurosci Biobehav Rev; 2016
  2. ULRICH-LAI, Y.M.; FULTON, S.; WILSON, M. et al. Stress; 18(4):381-99,2015.
  3. WOLKOW, A.; FERGUSON, S.; AISBETT, B. et al. Effects of work-related sleep restriction on acute physiological and psychological stress responses and their interactions: a review among emergency service personnel. Int J Occup Med Environ Health; 28(2):183-208,2015.
  4. JOHNSON, M.; HASSINGER, L.; DAVIS, J. et al. A randomized, double blind, placebo controlled study of spirulina supplementation on indices of mental and physical fatigue in men. Int J Food Sci Nutr; 67(2):203-6, 2016.
  5. YAM, K.Y.; NANINCK, E.F.; SCHMIDT, M.V. et al. Early-life adversity programs emotional functions and the neuroendocrine stress system: the contribution of nutrition, metabolic hormones and epigenetic mechanisms. Stress; 18(3):328-42,2015.

Você também pode gostar de: